A comunidade do bairro Camilo Alves e seu entorno que quiser comprar produtos artesanais têm ao seu dispor, todo mês, na sede da Prefeitura, expositores da Feira da Economia Solidária, que ficam no espaço, este mês, até amanhã, no horário das 8 às 16h.
Roupas de cama e banho bordadas com esmero, blusas e vestidos pintados à mão, chinelos, sabonetes artesanais, produtos pedagógicos, sapatinhos e toalhinhas para bebês são alguns dos produtos expostos nos estandes, que ficam logo no hall de entrada do prédio.
Com promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e Segurança Alimentar, a feira ocorre no local nos primeiros três dias úteis que sucedem o dia 1º de cada mês. Eles também expõem seus produtos em datas específicas em pontos fixos das feiras da Economia Solidária que ocorrem nas oito regiões da cidade.
A expositora do estande “Tecendo Sonhos”, Conceição Medeiros, borda à mão bastidores para batizados, casamentos e outros eventos familiares. Também borda fotografias em bastidores e, agora, está bordando monumentos de Contagem. Ela também produz os bichos e bonecas amigurumis que são feitos em crochet.
Aprendizado com revistas
“Aprendi olhando revistas, pois quando mais jovem não havia a internet que tanto ensina hoje”, diz Conceição que tem três filhos e uma neta. Ela participa da feira desde 2017 e tem ponto fixo na Feira de Artesanato do Eldorado, aos sábados, juntamente com outros 16 expositores da Economia Solidária. Às vezes, as pessoas vêm num primeiro momento conhecer e pegam o nosso cartão de visitas para encomendar depois”, disse Conceição, animada com as vendas nestes meses, após o período mais crítico da pandemia, em que não podiam expor.
Outra pessoa entusiasmada com o ponto no hall da Prefeitura é Maria da Penha Fraga, que iniciou na feira em agosto do ano passado. Ela produz sapatinhos, babadores e toalhinhas de bebês encantadores Também faz toucas de cetim para jovens e adultos “para dormir e não desmanchar a escova, o ondulado ou caracóis do cabelo”, como diz.
Entre a maioria das expositoras do hall da Prefeitura estão dois homens e um deles, o Rossini Alves produz roupas e moda praia com pintura artesanal do tipo “tie dye”. Ele tem ponto fixo na região da Ressaca e todo o seu produto é fabricação própria, recebendo encomendas para o seu empreendimento que se chama “Rouparte”. Já Afonso Machado produz e expõe lindos abajures rústicos e quadros de led que remetem a times de futebol.
Clique aqui e confira as fotos.